Lógica de Programação: o que é e por onde começar?

Written by admin - Bootcamp de programação - No Comments

Desde a definição de algoritmos e variáveis até aplicações práticas em robótica e inteligência artificial, este guia introdutório oferece uma visão abrangente para iniciantes e entusiastas da programação. O algoritmo assume um papel fundamental uma vez que representa uma disciplina base na qual muitas outras dependem, dentre elas, as de linguagem de programação. Definindo de maneira bem https://tripleten.com.br/ simples e básica, um algoritmo é um passo a passo. O algoritmo é um conjunto de instruções formado por um número finito de passos. Porém, para que os dados sejam processados e a máquina possa executar a tarefa, é necessário usar uma linguagem de programação. A criação de algoritmos para resolver os problemas é uma das maiores dificuldades dos iniciantes em programação em computadores.

Portanto, a lógica de programação é o modo como se escreve instruções a uma máquina, ou seja, a organização coerente das instruções para que um objetivo seja alcançado. Quando se fala em operadores na perspectiva da lógica de programação, abordam-se os símbolos que realizam operações em variáveis e valores. Quando a necessidade é desenvolver um programa ou rotina a ser executada pelo computador, precisamos deixar bem claro a sequência que deve ser seguida para atingir o resultado esperado. A esse encadeamento lógico na programação, chamamos de Lógica de Programação, e a descrição de como fazer, definimos como Algoritmos. Cada pessoa define uma sequência de passos para fazer um bolo, podendo incluir ou remover alguns já definidos. Essa lógica é aplicada a qualquer coisa que fazemos diariamente e muitas das vezes não nos damos conta.

Como aprender a programar do zero: passo a passo

Tarefas do dia a dia – Crie sequências organizadas e lógicas para sua rotina de estudos, escrevendo cada passo e verificando se o algoritmo “roda” conforme o esperado. Sem saber lógica de programação, a carreira do/a desenvolvedor/a fica incompleta e, possivelmente, suas soluções ficarão tão bugadas que não vão funcionar. Ele só mudará essa sequência se você instruí-lo a ir para outra linha ou outra seção do código. É hora de codificá-lo, empregando a linguagem e lógica de programação escolhidas e os caminhos para alcançar o resultado esperado. Assim como na pseudolinguagem e na descrição narrativa, a linguagem de programação aplicada pelo desenvolvedor também pode variar, mudando a disposição de um fluxograma.

Se você quer ensinar alguém a resolver uma certa operação matemática, você usará a lógica tradicional e guiará essa pessoa através de um passo a passo, ou seja, um algoritmo. Mas se você for ensinar um computador, você não usará lógica tradicional, e sim a lógica de programação, e o algoritmo também estará lá para dizer o passo a passo https://tripleten.com.br/blog/algoritmos-e-logica-de-programacao/ a máquina. Podemos dizer que para qualquer tutorial usaremos algoritmo, independe de serem ensinados a computadores ou não, mas a lógica será diferente. Outro ponto de destaque que indica a necessidade dessa especialização é que, independentemente da linguagem de programação escolhida, a lógica subjacente permanece consistente.

Exercite os conhecimentos

É fundamental compreender o input, processo e output ao desenvolver um algoritmo. Dentro do campo das ciências da computação, a lógica de programação é o primeiro conceito necessário para criar algoritmos, programas, softwares, aplicativos, e qualquer outra coisa no computador. Ao praticar a lógica de programação, você aprende a criar algoritmos sólidos.

  • Para a programação, ela poderia ser considerada um algoritmo, já que sempre que você quiser fazer um bolo, pode usar os mesmos passos.
  • Nesse meio tempo, você precisa estudar e entender as especificações de algoritmo, para ir incorporando a sua prática, com códigos, dados, variáveis, estruturas, entre outros.
  • Visto isso, essa é uma habilidade essencial para programadores, pois ajuda a garantir que o código seja funcional, robusto e livre de erros antes de ser implantado em produção.
  • Na grande maioria das vezes, não nos damos conta disso, mas ao fazer uma análise do nosso cotidiano, podemos compreender como todas as nossas ações são consequência de uma cadeia de outras ações menores que nos levaram até uma atitude final.
  • A tecnologia está presente na maioria das nossas atividades cotidianas, principalmente no mercado de trabalho.

Alguns conceitos e aplicações só são realmente aprendidos e possibilitados por meio de uma estrutura lógica que se aprende logo no começo. Para se tornar um/a programador/a mais habilidoso/a e se diferenciar no mercado digital, a única saída é estudar muita lógica de programação. Quando paramos para pensar em um problema e em todas as variáveis que ele pode apresentar, somos capazes de prever os acontecimentos. Esse é um exemplo de um software para o cálculo de notas em uma escola, algo que os/as programadores/as realmente vão aprender a fazer em um curso de programação. Com seu comprometimento com a excelência e seu amor pela tecnologia, Hellston Linhares é um exemplo de profissionalismo e dedicação na área de programação e desenvolvimento web.

Curso de programação: 5 profissões que exigem curso de programação

Cada aplicabilidade da programação tem sua sintaxe e é por isso que entender a lógica é tão importante. Algoritmo é basicamente uma “receita” para executar uma tarefa ou resolver um problema, ele tem começo meio e fim, assim como a receita de bolo, se você seguir os passos descritos, terá um resultado. Como a lógica de programação ajuda a organizar fluxos de tarefas, ela pode ajudar a separar o problema em partes e encontrar uma boa solução, sempre que necessário. Eles nada mais são do que uma sequência lógica de passos para realizar alguma tarefa em específico. Ele é definido com uma entrada (input), em que são preenchidos os dados, e uma saída (output), que é o resultado. De acordo com o Techopedia, um dicionário que define termos relacionados à tecnologia, a lógica de programação é “um tipo de programação de computadores baseada em regras formais de lógica.

Comments are closed.